Ir para o conteúdo

Grávidas com excesso de peso podem transmitir aos filhos este sobrepeso (Foto: Divulgação - Site stock.xchng)

Uma pesquisa realizada em Israel confirma que grávidas com excesso de peso podem transmitir aos filhos esse sobrepeso, além de outros fatores que colocam em risco a saúde, como pressão alta e diabetes.

O estudo mostrou que filhos de mães que ganharam mais de 14 quilos durante a gestação tiveram uma índice de massa corporal  (IMC, peso dividido pelo quadrado da altura) maior do que aqueles que nasceram de mães que ganharam até nove quilos.

Além disso, os filhos adultos de mães grávidas obesas tinham larguras de quadril quase 10 cm a mais do que aqueles que nasceram de mães que não tinham sobrepeso.

Comparações semelhantes foram feitas ao considerar o açúcar no sangue e os níveis de gordura no corpo. Percebeu-se que aqueles nascidos de mães com sobrepeso tinham características prejudiciais sobre a saúde e a expectativa de vida, em comparação àqueles que nasceram de mães com pesos normais.

“Sabemos que os eventos que ocorrem cedo na vida do feto têm consequências a longo prazo para a saúde da pessoa adulta”, diz o chefe da pesquisa, Hagit Hochner.

O estudo foi realizado com 1,4 mil pessoas nascidas em Jerusalém, entre 1974 e 1976. Os dados incluíram os pesos antes e durante a gravidez, bem com os pesos dos recém-nascidos. O levantamento envolveu entidades de saúde como a Brau School of Public Health.

Comentários fechados.

 
Todas as informações apresentadas neste blog estão disponíveis com objetivo exclusivamente educacional. Dessa maneira, nosso conteúdo não pretende substituir consultas médicas, realização de exames e tratamentos médicos. Sempre que tiver uma dúvida, não deixe de conversar com o seu médico, que é o profissional mais adequado para esclarecer todas as suas perguntas. E nunca se esqueça de que o direito à informação correta é essencial para a prevenção e o sucesso do tratamento. E mais: o conteúdo editorial do Casa Saudável não apresenta relações comerciais com possíveis anunciantes e patrocinadores do blog.