Ir para o conteúdo

Parque da Jaqueira recebe atividade educativa no Dia Mundial sem Tabaco

29 de maio de 2012 | postado por Cinthya Leite

Tratamento que ajuda fumante a se livrar do tabagismo requer participação de médicos, psicólogos e demais profissionais de saúde (Foto: Divulgação - Site stock.xchng)

O Dia Mundial sem Tabaco é lembrado nesta quinta-feira (31/5) em todo o planeta e, para marcar a data, a Sociedade Brasileira de Cardiologia/Regional Pernambuco (SBC/PE) promove uma ação no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, a partir das 7h.

Na ocasião, um grupo de médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas estará no local para distribuir material informativo sobre tabagismo para a população.

A atividade, que conta com o apoio da Prefeitura do Recife, tem como objetivo mostrar os males provocados pelo cigarro, inclusive para os fumantes passivos.

Para isso, foi elaborada uma cartilha educativa com todas as informações relevantes sobre o assunto (clique aqui para baixá-la).

O foco da ação é levar às pessoas o recado de que é possível parar de fumar quando se tem um suporte médico e psicológico adequado, apesar da síndrome de abstinência, da tolerância e da dependência psicológica.

“Durante o processo de cessação, é fundamental fazer com que o fumante reconheça a necessidade de se tratar e entenda o tabagismo realmente como uma dependência e como ameaça à saúde. Isso o estimula a parar de fumar”, afirma o psicólogo Leopoldo Barbosa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o tabagismo como uma doença considerada a principal causa de morte evitável do mundo. Atualmente, estima-se que existam cerca de 1,2 bilhão de fumantes no mundo, onde ocorre aproximadamente 4,9 milhões de mortes anuais relacionadas ao tabaco. Isso correspondente a mais de 10 mil mortes por dia. Cerca da metade desses fumantes está em idade produtiva (35 e 69 anos).

O Brasil é o sexto maior consumidor de tabaco no mundo e hoje, no País, existem aproximadamente 39 milhões de fumantes, dos quais 3 milhões em idades que entre 10 e 19 anos.

Serviço:

Ação educativa da SBC/PE para marcar o Dia Mundial sem Tabaco

Data: 31 de maio (quinta-feira)

Local: Parque da Jaqueira – Zona Norte do Recife

Horário: 7h

Mais informações: Sociedade Brasileira de Cardiologia

Comentários fechados.

 
Todas as informações apresentadas neste blog estão disponíveis com objetivo exclusivamente educacional. Dessa maneira, nosso conteúdo não pretende substituir consultas médicas, realização de exames e tratamentos médicos. Sempre que tiver uma dúvida, não deixe de conversar com o seu médico, que é o profissional mais adequado para esclarecer todas as suas perguntas. E nunca se esqueça de que o direito à informação correta é essencial para a prevenção e o sucesso do tratamento. E mais: o conteúdo editorial do Casa Saudável não apresenta relações comerciais com possíveis anunciantes e patrocinadores do blog.