Ir para o conteúdo

Oftalmologista orienta sobre cuidados com os olhos no São João

21 de junho de 2012 | postado por Cinthya Leite

Para curtir o São João sem contratempo, vale a pena cuidar da saúde (Foto: Divulgação - Site stock.xchng)

Nesta temporada junina, é muito importante ter atenção redobrada com a visão. Esse é o recado do oftalmologista Luís Fernando Paiva, do Instituto de Olhos Clóvis Paiva (IOCP), no Recife.

Ele explica que o ideal é tomar cuidado com lugares que têm muita fumaça para evitar irritação, ardência, coceira ou prurido nos olhos.

O médico ressalta que o manuseio com fogos de artifício deve ser feito com cautela porque os danos podem ser irreversíveis. Se uma fagulha atingir os olhos, por exemplo, pode causar queimadura, mutilação das pálpebras e, dependendo da gravidade, perfurar o globo ocular, o que leva à cegueira.

Em caso de acidente, o indicado é lavar o olho com água corrente e se dirigir ao hospital especializado com urgência. A rapidez no socorro é fator primordial.

Eis outros cuidados essenciais: nunca se deve associar bebida alcoólica ao uso de fogos de artifício, observar sempre a data de validade e o certificado de garantia dos explosivos.

Comentários fechados.

 
Todas as informações apresentadas neste blog estão disponíveis com objetivo exclusivamente educacional. Dessa maneira, nosso conteúdo não pretende substituir consultas médicas, realização de exames e tratamentos médicos. Sempre que tiver uma dúvida, não deixe de conversar com o seu médico, que é o profissional mais adequado para esclarecer todas as suas perguntas. E nunca se esqueça de que o direito à informação correta é essencial para a prevenção e o sucesso do tratamento. E mais: o conteúdo editorial do Casa Saudável não apresenta relações comerciais com possíveis anunciantes e patrocinadores do blog.