Ir para o conteúdo

Primeira cirurgia de catarata na América Latina completa 60 anos

5 de julho de 2012 | postado por Cinthya Leite

O médico e professor Clóvis Paiva no 6º Congresso da Sociedade Norte/Nordeste de Oftalmologia, em 1988 (Foto: Álbum de família)

Julho é marcado pelos 60 anos da realização da primeira cirurgia de catarata com implante de lente intraocular da América Latina.

O procedimento, realizado no dia 25 do então mês, em 1952, foi realizado pelo oftalmologista pernambucano Clóvis Paiva (1918-2000), na clínica oftalmológica do Hospital Pedro II, na Boa Vista, no Recife. Na época, ele tinha apenas 34 anos.

Clóvis Paiva ainda foi responsável pelo segundo transplante de córnea no Brasil, sendo o primeiro nas regiões Norte e Nordeste, no mesmo hospital. Os feitos ajudaram o oftalmologista a se destacar e se consolidar definitivamente na carreira médica.

O oftalmologista Luís Fernando Paiva, neto do professor Clóvis, ressalta que a cirurgia de catarata progrediu muito nos últimos anos. Os progressos tecnológicos, principalmente no que se refere a lentes intraoculares, são significativos.

A evolução nesse setor significa a oferta de lentes que agregam alta tecnologia em material, design e características ópticas cuja finalidade é atingir os melhores resultados visuais com baixo risco cirúrgico.

Importante frisar que o médico e professor Clóvis Paiva deixou um importante legado no instituto de olhos que leva o seu nome, no bairro da Boa Vista, onde atuam, entre outros oftalmologistas, seus filhos e netos.

Além disso, ele se tornou referência para a especialidade em Pernambuco, no papel de professor, de representante do Estado em cursos e congressos e na condição de oftalmologista com cargos em sociedades médicas.

Comentários fechados.

 
Todas as informações apresentadas neste blog estão disponíveis com objetivo exclusivamente educacional. Dessa maneira, nosso conteúdo não pretende substituir consultas médicas, realização de exames e tratamentos médicos. Sempre que tiver uma dúvida, não deixe de conversar com o seu médico, que é o profissional mais adequado para esclarecer todas as suas perguntas. E nunca se esqueça de que o direito à informação correta é essencial para a prevenção e o sucesso do tratamento. E mais: o conteúdo editorial do Casa Saudável não apresenta relações comerciais com possíveis anunciantes e patrocinadores do blog.