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"O Oncoguia se propõe a atender o cidadão de forma individualizada e acolhedora", diz Luciana Holtz, presidente do Oncoguia (Foto: Divulgação)

Esclarecer dúvidas, oferecer informação de qualidade, acompanhar o paciente e seus familiares de forma acolhedora e orientar profissionais em atuação no universo do câncer são os objetivos do Programa de Apoio ao Paciente com Câncer (PAP) do Instituto Oncoguia.

A entidade, sem fins lucrativos, tem a missão de promover o acesso ao cidadão brasileiro à informação, prevenção, diagnóstico e tratamento para o câncer.

Através do PAP, com ligações gratuitas ao 0800 7731666, pessoas em tratamento, familiares, profissionais da saúde e advogados podem esclarecer dúvidas sobre direitos, tratamentos, centros de referência e qualidade de vida (prevenção, alimentação, saúde emocional), entre outros assuntos, com uma equipe multiprofissional especializada.

A presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, explica que o PAP foi criado para atender a demandas pontuais de pessoas que têm trabalhos relacionados ao câncer, que estão em tratamento ou que convivem com pacientes.

“Diante de um cenário de carência de informações de qualidade, pouco conhecimento individual sobre direitos, medo da doença, consequências e dificuldade de acesso à equipe multidisciplinar para o enfrentamento do câncer, o Oncoguia se propõe a atender o cidadão de forma individualizada e acolhedora”, explica.

Após o primeiro contato via central telefônica, até que as dúvidas ou problemas do indivíduo sejam esclarecidos, a equipe o acompanha em retornos telefônicos periódicos. “De forma alguma encerramos o contato antes que o solicitante tenha a sua demanda resolvida. Mas é fundamental destacar que as informações que promovemos não substituem as orientações médicas”, comenta Luciana.

O atendimento através do PAP é realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.

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